expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>>>'>

15.2.13

hotelaria hospitalar

conceitos 


sua evolução   


Uma interessante transformação e os processos pelos quais passaram os serviços oferecidos pelos hospitais baseando-se nos princípios que norteiam  os serviços hoteleiros e sua administração.


A historia demonstra que "hotéis e hospitais originaram-se do mesmo tipo de empreendimento: albergues que abrigavam viajantes e peregrinos que viajavam de povoado a povoado e recebiam também os enfermos".( Boerguer,2005,p.19), e o termo hospedagem,advindo do latim significa hospitalidade e também aposento destinado à um hospede, è advindo do latim a palavra hospitalidade e, que designa o ato de bem receber e hospedar,dá origem ao termo ( hospital) cujo significado remetia ao bom funcionamento dos doentes para tratamentos e curas.(campos & Gonçalves.1998).


A mesma maneira que os hotéis se apresentam como um meio de hospedagem,os hospitais também oferecem hospedagens àqueles que necessitam de algum tipo de tratamento medico por meio de períodos de internação, embora os motivos que levam às pessoas a uma ou outra forma de hospedagem são distintas.


                                Residencial Lar Sant'Ana
                              Foto tirada por colega de Curso em visita técnica dia 23\04\2014


Assim como um hotel tem se preocupado em oferecer serviços e um atendimento de qualidade,também este busca no exemplo de qualidade oferecido pela hotelaria extrair conceitos e serviços que contribuam para aperfeiçoar o atendimento hospitalar, a fim de tornar a estada do cliente de saúde e o ambiente mais agradável.


Desta forma alguns hospitais passaram a implantar serviços de hotelaria, que estão inseridos no conceito e serviços em hotel e que são adaptados a um hospital, com a denominação de (Hotelaria Hospitalar).Esta adaptação do conceito e serviços de um hotel adaptado a um hospital, justifica-se pelo fato de esta ser uma tendencia apresentada pelo mercado atual.


O "triunfo da hotelaria hospitalar esta na humanização do ambiente hospitalar: serviços eficientes que encantam,cores suaves,plantas e jardins bem cuidados e principalmente pessoas entusiasmadas interagindo com os clientes de saúde,revelando de tal forma o segredo dessa nova proposta que é o sorriso sincero e permanente, marca registrada da satisfação e do amor pelo trabalho realizado.


Os clientes de saúde( enfermos ,familiares,acompanhantes, visitantes),sentem-se confiantes e motivados quando, a solidariedade apresenta-se estampada nos semblantes de todos os envolvidos em sem atendimento. 

È a humanização,através da hotelaria,mudando condutas e comportamentos,tornando o hospital um espaço digno para os momentos difíceis dos clientes de Saúde.( tarabousi,2004,p48).


Humanizar o ambiente hospitalar implica em dar lugar à palavra do paciente e dos profissionais da área de saúde, formando uma rede de dialogo,onde imperam o respeito, o reconhecimento mutuo e a solidariedade.


A humanização resultante da hotelaria hospitalar,advém da pratica da hospitalidade presente na atividade hoteleira,sendo manisfesto através da implantação deste novo conceito que resulta no aconchego físico,humanização dos serviços hospitalares, e essencialmente, na espontaneidade dos gestos e atitudes  das pessoas.palavra de DI DET AL)2005).


Segundo Boerger, a importância do trabalho desempenhado por este setor,deve-se a sua representatividade na formação da imagem da empresa hospitalar,pois aproximadamente 80% da opinião e da imagem formada por pacientes e familiares advém da arrumação dos quartos e do atendimento realizado.


DESAFIOS:


O maior desafio em adaptar o departamento de governança à hotelaria hospitalar esta em encontrar profissionais que sejam capazes de gerir este serviço de maneira eficiente e profissional.


                          Residencial Sant'Ana 

                          foto tirada por colega de Curso em visita técnica em 23\05\04\2014

Departamento de Governança na Hotelaria Hospitalar


Envolve a supervisão e responsabilidade operacional de atividades tais como



  • limpeza das unidades de internação e ares restritivas,
  • limpeza das áreas sociais e de serviço de destinação do lixo hospitalar,
  • uniformes,
  • lavanderia,
  • costura e rouparia.

Observação: são varias as definições que conceitua a a Hotelaria hospitalar.

Vamos ao referencial teórico:

Hotelaria clássica e a Hotelaria hospitalar;

  • Departamento de recepção,
  • Departamento de governança,
  • Departamento de alimentos e bebidas,
  • Departamento de segurança patrimonial,
  • Departamento de lazer.
    Serviços da Hotelaria adaptáveis à atividade hospitalar
    • recepção,
    • concierge,
    • alimentos e bebidas,
    • lavanderia,
    • reservas,
    • mensageiros e capitão porteiro,
    • governança,(governanta e camareira),
    • serviço de quarto,
    • restaurantes,
    • departamento de eventos( seminários,congressos,cursos e reuniões,salas de lazer.

    fonte:  dadosfatos.turismo.gov.br        veja também         amenities-sabe-o-que-e.html


    Eu mesma, fiquei feliz e emocionada ao mesmo tempo porque as situações tendem a mudar cada dia, e isso è importante.

    hoje nos hospitais em que os gestores são pessoas esclarecidas  tendem a mudar o tratamento  aos pacientes, clientes, visitantes, e  familiares, fazendo com que os serviços de Hotel, sejam compilados e ativos nos hospitais,  as relações de tratamento são bem aceita, porque o respeito pela pessoa humana, está acima de tudo!



     Relações tornaram mais amigáveis, há maior compreensão das dores e sofrimentos dos que em dados momento de suas vidas, precisam e um hospital, por algum motivo assim todos os colaboradores estão envolvidos no mesmo pensamento a de dar um tratamento humanizado a seus pacientes e a quem precisar. 



    Leitores do Blog que tem autoridade, conhecimentos, e entende do assunto comente. Nós Agradecemos a sua colaboração.Precisamos de pessoas arrojadas, intrépidas, que queiram contribuir, e nós do Blog, daremos os devidos Créditos  ao autor do artigo.
        




    visitantes

    Google+ Followers

    Seguidores