expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>>>'>

20.2.13

rouparia de um empreendimento hoteleiro





Conceito e Organização

Os Hotéis contemporâneos possuem estrutura que privilegia a comodidade do hospede e facilita o trabalho dos funcionários,gerando produtividade.

E neste processo, o setor de rouparia está envolvido,porque olhando parece algo sem importância mas, não se pode deixa-lo fora da boa Governança.

Os hotéis geralmente construídos nas verticais,compostos por vários andares,para facilitar o trabalho das camareiras,o enxoval dos andares,pode ser organizado de acordo com o numero de apartamentos, direcionado à função de cada uma, criando a rouparia do andar,ou rouparia de bloco.contando com as peças necessárias para a arrumação dos apartamentos, sem ter que recorrer à rouparia central, assim perdendo tempo na tarefa.

Estas roupas devem ficar trancadas e as chaves ficarão com o chefe da rouparia, a governanta, e a camareira responsável pelos apartamentos.



    Fonte:http://umbrinco.com/blog/2010/08/15/organizacao-de-rouparia/
      
  O Setor de Rouparia é relativamente Simples



Controlar peças em uso.peças em estoque e estado de conservação,Organizar o trabalho do setor,atentando para a produtividade e cortando processos desnecessários.

Supervisionar o trabalho dos subordinados,e manter a sintonia com a governanta e pessoal da lavanderia,Dar baixa em peças inutilizadas, que servirão para a limpeza,ou doadas aos funcionários.(SILVA,2003,P29).

Neste contexto, a costureira\passadeira faz concertos nas peças dos hotéis ou dos hospedes e pequenos trabalhos,passando estas roupas, o valete recolhe e distribuem as peças para os apartamentos, podendo servir para a lavanderia e rouparia, e o conferente,cuida dos uniformes dos funcionários,distribuindo e controlando a lavagem de cada uma delas.

Todo hotel possui em suas dependências  vários tipos de roupas que deverão ser mantidas sob a  proteção da rouparia em estoque ou em uso até que necessitem serem utilizadas mediante solicitação do  seto especifico,estas que se dividem em uniformes dos funcionários restaurantes com toalhas, cobre mesas, guarnições e guardanapos, bar: com as toalhas e cobre mesas.piscinas,com os lenções,cobre leitos,toalhas e pisos de banho.
Veja também: /controle-do-enxoval-hoteleiro.html 

Leitores do Blog, se puder deixe a sua contribuição, nós agradecemos,

visitantes

Google+ Followers

Seguidores