expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>>>'>

13.2.13

técnico em hospedagem


         TÉCNICO EM HOSPEDAGEM

         O QUE FAZ?                        


                                www.shutterstock.com              

 Quero falar um pouco sobre o técnico  em Hospedagem, O que faz para se tornar um profissional no ramo hoteleiro? vamos ao que interessa.

A grade curricular desse curso é composta por disciplinas, como visão da área de hospedagem, contextualização histórica do turismo e hotelaria,postura profissional, recepção, reservas manutenção e governança,oportunidade de negocio, rotina operacional, segurança corporativa e patrimonial ,excelência no atendimento, administração e controle de recursos.                                                                                      
Executa atividades operacionais de recepção e marketing de atendimento a clientes,serviços de andares, atendimento a room service, comercialização e marketing de produtos turísticos realização dos serviços de reservas.

Orienta suas ações pelos critérios de qualidade na prestação de serviços,prestando suporte ao hospede durante sua estada, valorizando as características culturais, históricas e ambientais do local de sua atuação.

O TÉCNICO EM HOTELARIA DEVE;

- planejar,gerir,executar as atividades em serviços administrativos, de alimentos e bebidas, de meios de hospedagem,eventos e lazer , considerando técnicas de atendimento e procedimentos específicos habilidades de comunicação e relacionamento  inter pessoal com entendimento dos diversos setores da hospitalidade e com ampla visão de suas funções operacionais.

-Coordenar equipe de serviços de  de hospitalidade  mobilizando conhecimentos  sobre o processo de trabalho da área  incluindo, incluindo o relacionamento entre os departamentos\setores, comunicação, de liderança e de trabalho em equipe, com flexibilidade e autonomia para solucionar os problemas inerentes à natureza do trabalho. fonte: Senac são paulo

-Promover a comecializaçao dos produtos e serviços de hospitalidade,para captação de clientes individuais e comerciais de diversos segmentos,atendendo a legislação e normas pertinentes, bem como aos padrões de qualidade;

Em concordância com as diretrizes curriculares nacionais para a educação nacional profissional de nível técnico,este profissional deve ter as seguintes competências:
  1. conceber,organizar,viabilizar produtos e se serviços turísticos e de hospitalidade adequados aos interesses,hábitos e atitudes e expectativas da clientela.
  2. Organizar espaços físicos de hospedagem e de alimentação,prevendo seus ambientes, uso e articulação funcional e fluxo de trabalho e de pessoas;
  3. Organizar eventos,itinerários turísticos,programas,atividades de lazer,articulando os meios para sua realização com prestadores de infra-estrutura e apoio;
  4. Realizar a manutenção do empreendimento dos produtos e serviços;
  5. Executar atividades de gerenciamento do pessoal envolvido na oferta dos produtos e na  prestação dos serviços;
  6. Executar atividades de gerenciamento econômico, técnico e administrativo dos núcleos de trabalho;
  7. Operacionalizar politica comercial,realizando prospecção mercadológica, identificação e captação de clientes, e adequação de produtos e serviços;
  8. Operar a comercialização de produtos e serviços turísticos e de hospitalidade, com direcionamento de ações de venda para a sua clientela e etc.
  9. Assim este profissional esta para atuar em Hotéis, Resort ,spas,pousadas,colonias de ferias,condomínios residenciais e de lazer,instituições esportivas e de saúde,hospitais,clinicas e casas de repousos,acompanhamentos e navios, também o de recepcionar clientes,coordenar serviços de hospedagem,comercializar produtos turísticos,cadastrar reservas e oferecer suporte aos hospedes.
Lembrando que atualmente a denominação para o Curso Técnico é agora chamado técnico em hospedagem e o Curso Superior é chamado de Hotelaria.

fontes :
centro estadual de educação tecnológica paula souza.
serviço nacional de aprendizagem comercial ( Senac).
instituto federal santa catarina.

visitantes

Google+ Followers

Seguidores