expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>>>'>

13.2.13

técnico em turismo

     

SUAS ATRIBUIÇÕES                                                                                               

técnicos da área turística operam nas diversas áreas ligadas ao turismo como criação de programas turísticos;

  • e respectiva promoção, marcação de reservas de alojamento;
  •  e transporte,planeamento de visitas guiadas;
  • Acompanhamento e a animação de grupos de turistas;
  • Organização de eventos turísticos e congressos;
  • O técnico em turismo é o profissional que atua em agencia de viagens,hospedagens,empresas de transportes  e de eventos.

  •  Sua atividade principal, é promover e vender produtos e serviços turísticos,desenvolvendo atividades administrativas,elaborando projetos e roteiros turísticos e prestando orientação técnica à respeito do turismo aos clientes,fornecedores e comunidade acolhedora.
Faz parte da atribuição do técnico em turismo a recepção e o atendimento do turista,compreendendo a providencia dê:
  • Reserva de hotéis e passagens,transmissão de avisos e comunicações;
  • Processa a documentação do cliente, orientando-os, quanto a obtenção de passaportes vistos e atestados médicos;
  • cuida do encaminhamento ao despachante policial,exercendo controle o cumprimento dos prazos de entrega;
      ÁREAS DE ATUAÇÃO
  • Empresas de informação, divulgação e documentação turística;
  • Hotéis,campings,flats,pousadas,albergues, Resorts;
  • Entidades de formação e treinamento de recursos humanos para o mercado;
  • Empresas e espaços de lazer e turismo,centros culturais,clubes,parques temáticos;
  • Agencia de viagens e turismo;
  • Empresas de assessorias\consultoria e projetos turísticos;
  • Transportadoras turísticas( terrestres, marítimas, áreas);
  • Empresas e órgãos públicos que desenvolvem atividades ligadas ao lazer e turismo;
  • Centro de convenções e empresas organizadoras de feiras e congressos,restaurantes;
  • Casas de espetáculos,bares e danceterias;
  • Empresas de informação, divulgação e documentação turística;
          PARA ATUAR NESTA ÁREA É NECESSÁRIO TER
CPT - Centro de Produções Técnicas
  1. Habilidades e consciência éticas para manter e conservar o patrimônio histórico e ambiental.
  2. Relacionamento com o mercado de turismo.------------------------------------------------
  3.  Liderança e relações inter pessoais.
  4. Vasta visão das atividades turísticas.
  5.  Linguagem Internacional de turismo.
  6.  Atuação no sentido de atender ás solicitações do mercado e da globalização.
  7.  Integração com comunidade receptora de turismo de modo em geral, no auxilio,para que ela se     fortaleza e possa oferecer melhores condições de recepção do turista.
  8. Conhecimento da relação ESTADO e empresa particular para auxiliar em negociações que possam surgir.
Sempre reforçando que o já foi dito,para melhor compreençâo:
As profissões que exigem maior qualificação são:
  1. Técnico em turismo;
  2. Guia-interprete;
  3. Correio de turismo                                                                                                                                                                                                                
  4. GUIA INTERPRETE
 Fazem o acompanhamento de turistas em viagens e visitas a locais de interesse turísticos e patrimonial: ex: monumentos nacionais, palácios,museus e etc e zela pelo bem estar dos turistas.
Fazem o acompanhamento de turist
Em circuitos turísticos,prestam informações de interesse histórico e cultural(apontamentos históricos,costumes locais e descrição de monumentos, e etc,que seja de caráter geral,( horarios de transportes,locais de cambio por exemplo).Estes guias podem ser nacionais e internacional consoante a sua atividade,exercida exclusivamente em uma região ou todo o território nacional, e para fora deste.

CORREIOS DE TURISMO
Trabalham como representante das organizações que promovem serviços turísticos prestam esclarecimentos aos clientes, e precisam assegurar que o programa elaborado pela agencia de viagens,ocorra como o previsto\transportes,"chek-in", chegada aos hotéis e etc,atendendo sempre a eventuais reclamações dos clientes. O correio de turismo , não pode conduzir visitas  aos museus, palácios e monumentos nacionais,por ser exclusiva dos guias-interpretes.

O TRANSFERISTA
O guia-interprete e correios de turismo,desempenham a funções de (TRANSFERISTA), que é o profissional que acompanha os turistas entre os locais de embarque ou de chegada e os estabelecimentos hoteleiros usados como alojamento:É ele que acompanha,o turista do aeroporto ate o hotel.
Dadas as suas funções  necessitam de excelentes capacidades de comunicação e convívio com os clientes\turistas,alem disso necessitam ter conhecimentos em línguas estrangeiras e larga capacidade de memorização boa cultura geral, boa apresentação e aprumo pessoal e de gostar de viajar.


Vale lembrar que cada possuem exigências a mais ex:

  • Capacidade de saber promover e vender serviços turísticos;------------------------------------
  • No âmbito da agencia, conhecer previamente os programas de viagens-------------------------
  • Necessitam contactar constantemente com companhias áreas,unidades hoteleiras e outras organizações para o planeamento de viagens a oferecer aos clientes.

  • Necessita,deslocar-se aos locais de destino turístico para conceber e conhecer da melhor forma possível tais programas.

  • Aos correio de turismo e guias interpretes é exigida a capacidade de acompanhar,grandes grupos de (40 a 50 ) pessoas e um conhecimento aprofundado das regiões e países visitados, é exigido também  conhecimentos em geografia,politica,etnologia, historia e arte.
O LADO HUMANO DA PROFISSÃO
  • Esse profissional pode atuar de forma mais humana e ética,pelo papel que eles conseguem desempenhar,ou seja, enxerga-se a honestidade a simplicidade a cooperação,ou seja os valores morais intrínsecos nas tarefas a serem desempenhadas por esses profissionais como elementos direcionadores da seleção ocupacional.
  • A natureza deste trabalho é social, é um serviço e, que se atua com pessoas no campo horizontal: colegas de profissão e no campo vertical: clientes e fornecedores e comunidades acolhedoras.
  • fonte: e-tec brasil

visitantes

Google+ Followers

Seguidores