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13.1.13

Segurança nos Hotèis

Nos dias atuais a Segurança é um fator importante no seu empreendimento?


Hoteleiro faça certo

Segurança nos Hoteis

                                                       
Muitos são os perigos que ameaçam os Hotéis nos dias atuais.
Vejamos o que é necessário para que possa existir uma segurança eficiente? vamos aos fatos.

UMA CENTRAL DE SEGURANÇA:

Para que a segurança tenha um nível elevado de profissionalismo,è necessário que dentro do próprio Hotel seja instalado todos os equipamentos e todos os serviços relativos à segurança .È preciso que tudo seja feito uma única vez.,ou seja centralizar todos os serviços relativos ao mesmo.

POSSUIR OS SEGUINTES RECURSOS:

Radiocomunicação.
Rastreamento via radio celular ou GPS.
Controle de ar condicionado 
Ambulatório medico básico.
Monitoramento eletrônico de todas as dependências do hotel,por meio de alarmes,sensores e CFTV.
Burocracia interna da área de segurança.
Linhas exclusivas de telefone.
Controle de som ambiente,com canal exclusivo de penetração para avisos sobre incêndios e outras emergências.
Elevadores.
Controle de toda e qualquer atividade que diga respeito à segurança do hotel,dos hospedes e funcionários.

O PESSOAL DA SEGURANÇA:

Mas de nada adianta se o elemento humano não estiver preparado e qualificado para tal, e para nada serve, uma central de segurança bem equipada,por este motivo a gerencia do hotel deve ter a seguinte constituição:

GERENTE GERAL
Responsável direto por todas as atividades desenvolvidas dentro de um hotel, a ele esta subordinado a gerencia de segurança.

GERENTE DE SEGURANÇA

Responsável por toda a areá de segurança do hotel .Reporta-se somente e apenas ao gerente geral.

SUPERVISOR DE SEGURANÇA

Responsável pelos turnos de trabalho na areá de segurança,que deve ser desenvolvida durante as 24 horas do dia no ambiente do hotel.

AGENTE DE SEGURANÇA

È o funcionário operacional, trabalha em ambientes variados do hotel ex: recepção,garagem,corredores e outras instalações.

 BOMBEIRO

Funcionário qualificado em prevenção e em controlar incêndios,sua função? a de inspecionar o ambiente do hotel na busca por eventuais falhas capazes de causar um incêndio, É o 1º a ser acionado nos casos de alarme de incêndio e assim tomar providências.

SOCORRISTA

Funcionário da areá medica com formação especifica em medicina,enfermagem ou primeiros socorros.

TÉCNICOS EM MANUTENÇÃO

 Funcionários com formação em áreas, como hidráulica, eletricidade e elevadores e outras especialidades, que se façam necessárias no ambiente hoteleiro. Devem ser acionados para estabelecer a normalidade desses serviços no hotel,causados por fatores internos e chamar socorro junto as empresas ou órgãos competentes, quando se da a interrupção dos serviços por fatores externos.

VAMOS AO TURNO DO TRABALHO

A segurança do hotel,deve funcionar durante 24 horas,por isso é preciso dividir o trabalho em turnos de 6 horas e não de 8 horas como nas demais atividades,isto se deve, porque a atividade de segurança è desgastante e gera muito stress.
Para a sua eficacia è preciso 4 equipes para cobrir o período de 24 horas e cada turno deve ser comandado 
por um supervisor de segurança,que terá sob seu comando,os agentes de segurança necessários àquele período e deve estar  a disposição; um bombeiro,um socorrista e um técnico em manutenção.
Bom pessoal é isso aí bem fácil de entende não é? espero que tenham gostado,deixe a sua opinião que é muito importante. 
Fonte: CPT Cursos
Veja também: seguranca-nos-eventos.html                                                            
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Eventos e equipe de trabalho

A escolha da Equipe 


Depende em parte da Empresa e dos Tipos de Eventos que serão Realizados

Com o passar dos anos,aumentou consideravelmente a demanda por eventos,por isso surgiram especialistas na { organização de Eventos}. Atividades como a escolha do local do evento,o planejamento da estrutura,a determinação de regras,divulgação e montagem e tarefas durante o evento são essenciais para o sucesso.

DEFINIÇÃO DE EVENTO 

 Pode ser definido como qualquer acontecimento que desperta interesse especial. ex: competição, exposição e espetáculo e etc que atrai publico,que mobilize os meios de comunicação.


VEJA SOBRE PRODUÇÕES TÉCNICAS:
È necessário o planejamento do evento,e isso requer o domínio de um serie de técnicas para obter sucesso e lucro.
O organizador do evento não necessita ter uma formação especifica.Pode ser o profissional  de qualquer areá,desde que preparado,adquirindo informações e pratica de eventos. 


O PRODUTOR DO EVENTO:
Deve procurar rapidez na divulgação.promoção e publicidade de maneira que a data e o tema do evento sejam conhecidos com muita antecedência.


Veja  como são  as vantagens dos Investimentos dos Investidores realizados no segmento de eventos
  • Não depende do governo.
  • Em geral não e atingido por crises.
  • Pode ser realizado em qualquer época do ano.
  • Captam renda e geram emprego.
  • Não sofrem concorrência  de tecnologia porque usam a interação humana.
  • Promovem outros segmentos da economia.
EQUIPE DE TRABALHO
A equipe de trabalho de uma agencia de eventos è composta por profissionais de nível técnico de apoio e operadores,porem ela depende do porte da empresa e dos tipos de eventos que serão realizados.

NÍVEL TÉCNICO
São os engenheiros técnicos de marketing e propaganda, técnicos de som, vídeo e iluminação entre outros,porem eles não precisam fazer parte do quadro fixo de funcionários da empresa,podendo ser contratados sempre que houver necessidade.

APOIO:São os carregadores,recepcionistas,garçons,seguranças,pessoal da areá medica,auxiliares de serviços gerais,ou seja, todos os profissionais contratados a cada novo evento e devem ser contratados com antecedência para que recebam treinamentos e haja providência de uniformes.

OPERADORES:São os profissionais que trabalham na organização e operação da empresa de eventos,fazem parte do quadro de funcionários fixos da empresa,são eles: secretarias,recepcionistas,produtores de mídia,pessoal da manutenção.auxiliares de limpeza,entre outros.

FUNÇÕES E ATIVIDADES DOS OPERADORES:Assessoria de comunicação e produção de publicidade e mídia, providência a publicação de noticias sobre a empresa em jornais e revistas e publicações setoriais.
Coleta noticias sobre o setor de eventos para a atualização constante e para embasamento de futuros planejamentos.

Faz pesquisa de mercado para conquistar  novos clientes: cuida da divulgação de eventos da empresa.
Trabalha junto com o profissional da informática criando material gráfico e na digitação de textos relativos ao setor.

ASSISTENTE DE VENDAS:
Responsável pelas vendas da empresa.
Divulga a empresa e capta eventos e clientes.


AUXILIAR ADMINISTRATIVO E RH:
Auxilia todas as áreas, podendo haver auxiliares específicos para cada setor.
Substituem seus auxiliares quando necessário.

AUXILIAR EM INFORMÁTICA:
Faz a digitação e a composição gráfica de textos.

CONTATOS

  • Promoção e venda externa de eventos.
  • Visitam clientes novos e antigos.
  • Controle e coordenação geral.
  • Decide sobre todos os negócios e vendas da empresa.
  • Faz o controle do caixa das despesas e das receitas.

MENSAGEIRO:Faz os pagamentos e recebimentos bancários,entrega e retirada de correspondências para a empresa e para instituições e empresas  externas cobranças,entre outros.

SECRETARIA

  • Secretaria e coordenador geral.
  • Secretaria as reuniões e faz as atas.
  • Recebe os visitantes que vem fazer contato com o gerente e coleta informações para transmiti-las ao chefe,que pode desta forma,preparar sua argumentação antes da entrevista.

SEGURANÇA
Faz a segurança na empresa e è responsável pelo planejamento da segurança nos eventos.

RECEPCIONISTA
Recepciona os clientes, convidados,visitantes e fornecedores è bom que tenha formação na área de recursos humanos. 
Fonte: CPT Cursos
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Acesse o vídeo Montando um evento sem nunca ter feito: /eventoscomo-montar-um-sem-nunca-ter.html


                                                                                                                 
                     

Garçom: sempre requisitado

Profissão Em Alta 


Na verdade o profissional garçom sempre foi requisitado,esta é a verdade,mas o mundo dos negócios tendem a crescer cada dia mais ou seja; sempre haverá restaurantes a inaugurar,lanchonetes,bares,padarias, pizzarias e uma infinidade de empresas que necessitam indubitavelmente de profissionais capacitados para exercer esta função de servir.

Bem,apenas servir por servir? não,  è necessário que este pretendente a garçom conheça as técnicas do bem servir e domine e absorva por um todo está profissão.

Bem vamos vou começar a mostrar aqui como isto pode acontecer.

A contratação de garçons e garçonetes é inevitável, devido a força que tem um garçom(a) que saiba agradar o cliente e assim faze-lo fiel na" casa" ou seja,falo da qualidade dos serviços prestados por este profissional.
Valores Morais: ser Cortez e utilizar sempre "com licença" "bom dia", "boa noite","muito obrigado" e dai por diante.

Precisa ser discreto: não criando excesso de intimidade com o cliente.
Procura ser paciente e tranquilo.
Procura ser honesto em todos os aspectos.com a empresa.com os colegas e clientes.
Ser pontual e assíduo,antecipando em 10 minutos o inicio do seu turno de trabalho.
Precisa ser dinâmico e criativo e mostrar disposição para executar o trabalho e resolver problemas inesperados.
Ter facilidade de comunicação e expressão.

As habilidades especificas
Veja quais
  • Dominar as técnicas do serviço de garçom.
  • Procurar aprimoramento profissional e se atualizar.
  • Dominar as técnicas de vendas.
  • Enquanto no seu trabalho,ter boa conduta e postura.
Regras de conduta
  • ter o corpo ereto e elegante sem ficar tenso.
  • As mãos devem ficar atrás das costas,enquanto desocupadas.
  • O  garçom jamais deve escorar nos moveis em geral e etc do restaurante e bar.
Tarefas essenciais
  • A execução das tarefas executadas pelo garçom,pode variar de um estabelecimento para o outro dependendo do tamanho e estrutura,mas aqui vou falar de algumas funções básicas e gerais que são atribuições do  garçom.
  • Preparar o local de trabalho(" mise-in-place"),salão.
  • Preparar,organizar e esterilizar os materiais e utensílios utilizados no salão("mise-in-place") de utensílios.
Recepcionar e acomodar os clientes: pode ser tarefa do maitre ou garçom.
  • Anotar os pedidos dos clientes.
  • Fazer os pedidos na cozinha ou bar de serviço.
  • Atender a reclamações dos clientes.
  • Recolher o pagamento das contas dos clientes, e zelar por equipamentos  e materiais utilizados em seu trabalho.  
Apresentação pessoal do Garçom

As vestimentas do trabalho, precisam estar bem lavadas e passadas, levando no bolso apenas o material do trabalho,abridor de garrafas,saca-rolhas,comanda,lenço branco e isqueiro.
Asseio: higiene bucal,cabelos cortados e limpos,perfume e joias discretas,jamais passe as mãos pelos cabelos,nariz e boca.

Fonte Referencia>cursos cpt

NOTA da autora: devemos ter em mente que ninguém nasce sabendo, é preciso adquirir conhecimentos e passar a estudar o que se quer colocar em prática.



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