expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>>>'>

15.2.13

acomodações de luxo em falta

Como o Problema foi Resolvido

      

Foi o que aconteceu no Rio, na espera de receber as autoridades internacionais,percebe-de um grave problema; a falta de suítes!graças a uma alternativa viável e charmosa aos hotéis cinco-estrelas que se espalham pelo mundo sem alarme algum, ao contrario, o Rio de Janeiro  Possuem essas jóias, os hotéis- Boutiques que são acomodadas em antigas mansões.

Exemplo disso è o TUAKAZA com seis suítes, que fica em um casarão de 1500 metros quadrados da década de 60 projetado pelo arquiteto( Zanine Caldas_ em terreno instalado no meio da floresta da Tijuca: na entrada um quadro de Di Cavalcante.
Seu construtor? antigo dono do Hotel Serrador e a casa foi comprada pelo neto do ex- governador Chagas Freitas o (Matteo Basadonna).


                                     Fonte\foto http://www.blogdapri.com.br

Reservado exclusivamente para os visitantes da Rio+20 e diárias de 530 a 800 reais) que em tempo sem eventos custam( 300 a 700) reais.
Tendo sido totalmente reformada, a área externa cercada de mata, Possuem cachoeira e piscina de água natural, o cafe da manha? servido no horário que o hospede acordar.

                                    Fonte\imagem  http://www.blogdapri.com.br

O Lá suite comum a maioria dos hotéis-boutique do Rio tirando proveito da escassez de boa hospedagem,alugou as suítes por 840 a 1200 reais a diária para a delegação de chefe de Estado. Os quartos com decoração e gravuras originais de Andy Warhol e na sala um lustre de cristal by Philippe Sartck.


                               Fonte:
https://www.google.com.br/search?q=l%C3%A1+suite+rio+de+janeiro&espv=2&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=Gou1U7_6IZHgsASY84GIAQ&ved=0CGwQsAQ&biw=1093&bih=520#q=imagens%20do%20la%20suite%20rio%20de%20janeiro%20hotel&tbm=isch&facrc=_&imgdii=_&imgrc=ui7k2cBJnfQCSM%253A%3BXPzyFwukk6434M%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.hotel-pictures.net%252Fwp-content%252Fuploads%252F2011%252F03%252FBalcony-pool-with-view.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.hotel-pictures.net%252Fla-suite-the-beverly-hills-feel-in-rio-de-janeiro%252Fbedroom-3%252F%3B970%3B546


La Maison: privacidade para os mais exigentes

                               foto\fonte http://www.zarpo.com.br/

O La Maison com inauguração em 2004, foi reformado: com 5 suítes e salas mobiliadas com peças antigas da França e um biombo que pertenceu ao atelie de Coco Chanel.

O Mama Ruisa,instalado em um palacete colonial de 1871 e alugou os 8 quartos por 600 a 800 reias,para delegações de chefes de Estado da Rio+20.

Braziie Mama Ruisa

                                 foto\fonte\http://www.untamedtravelling.com

O Le Relais com 7 suítes debruçadas sobre o mar( seis com hidro massagem e uma com Ofurô), abrigaram integrantes da delegação estrangeira, mas não para por aí, a"guerra continua".
                  Le Relais de Marambaia Pousada           
 foto\fonte http://www.camping-hostel.com/hospedagem/detalhes/le-relais-de-marambaia-pousada_rio-de-janeiro/4542

Como Abrigar 50 000 participantes em menos de 32 000 quartos,incluindo os motéis e albergues?
Para esta tarefa, uma agencia de turismo,bloqueou todos os hotéis para fazer a distribuição dos quartos(um tanto complicado não é mesmo?):  è como em jogo de xadrez pois os mesmos integrantes de mesma delegação não puderam ficar no mesmo lugar,tendo que se acomodar em lugares distantes.

O mais interessante disso tudo é que o pagamento da hospedagem das delegações estrangeiras da Rio+20 ficaram por conta do governo brasileiro! não é legal? rsrsrsr!

Vejamos; no Copacabana Palace a diária fica entre 1 126 a 4 140 reais,
No Fasano: fica entre 1 350 a 6 720 reais, nossa!.O site (hotel reservation service) o maior portal de reservas da Europa,situa os hotéis cariocas como entre os mais caros do mundo só perdendo para NEW York.

Apesar do preço, o Hotel Copacabana Palace è o oásis das delegações com onze comitivas estrangeiras e para ajudar nesta questão de hospedagem, a prefeitura do Rio de Janeiro, cadastrou moradores da cidade que podiam alugar quartos ou casas para receber os estrangeiros e também a rede de motéis foi convocada para esta" força tarefa"alem disso delegações tiveram que diminuir o pessoal por falta de acomodações e preços altos.

A historia é muito longa pessoal! finalizando: esta problemática vem de longa data, è reflexo de um longo abandono, assim o brasileiro é acomodado  e só resolve os problemas em ultima hora. 

Imagine este problema nestes 4 grandes eventos que acontecerão no Brasil? com certeza estarei escrevendo muitos posts a este respeito!vejam os pontos fracos da hospedagem no Rio de Janeiro
  • Pouca oferta de quartos
  • Preço: o 2º lugar de mais caro do mundo
  • O Brasil não entra na classificação dos 100 melhores hotéis do mundo.
Fonte: portal inglês HRS  da revista veja são paulo    
VEJA TAMBÉM  -      o-hotel-de-um-so-quarto.html





hotelaria hospitalar

conceitos 


sua evolução   


Uma interessante transformação e os processos pelos quais passaram os serviços oferecidos pelos hospitais baseando-se nos princípios que norteiam  os serviços hoteleiros e sua administração.


A historia demonstra que "hotéis e hospitais originaram-se do mesmo tipo de empreendimento: albergues que abrigavam viajantes e peregrinos que viajavam de povoado a povoado e recebiam também os enfermos".( Boerguer,2005,p.19), e o termo hospedagem,advindo do latim significa hospitalidade e também aposento destinado à um hospede, è advindo do latim a palavra hospitalidade e, que designa o ato de bem receber e hospedar,dá origem ao termo ( hospital) cujo significado remetia ao bom funcionamento dos doentes para tratamentos e curas.(campos & Gonçalves.1998).


A mesma maneira que os hotéis se apresentam como um meio de hospedagem,os hospitais também oferecem hospedagens àqueles que necessitam de algum tipo de tratamento medico por meio de períodos de internação, embora os motivos que levam às pessoas a uma ou outra forma de hospedagem são distintas.


                                Residencial Lar Sant'Ana
                              Foto tirada por colega de Curso em visita técnica dia 23\04\2014


Assim como um hotel tem se preocupado em oferecer serviços e um atendimento de qualidade,também este busca no exemplo de qualidade oferecido pela hotelaria extrair conceitos e serviços que contribuam para aperfeiçoar o atendimento hospitalar, a fim de tornar a estada do cliente de saúde e o ambiente mais agradável.


Desta forma alguns hospitais passaram a implantar serviços de hotelaria, que estão inseridos no conceito e serviços em hotel e que são adaptados a um hospital, com a denominação de (Hotelaria Hospitalar).Esta adaptação do conceito e serviços de um hotel adaptado a um hospital, justifica-se pelo fato de esta ser uma tendencia apresentada pelo mercado atual.


O "triunfo da hotelaria hospitalar esta na humanização do ambiente hospitalar: serviços eficientes que encantam,cores suaves,plantas e jardins bem cuidados e principalmente pessoas entusiasmadas interagindo com os clientes de saúde,revelando de tal forma o segredo dessa nova proposta que é o sorriso sincero e permanente, marca registrada da satisfação e do amor pelo trabalho realizado.


Os clientes de saúde( enfermos ,familiares,acompanhantes, visitantes),sentem-se confiantes e motivados quando, a solidariedade apresenta-se estampada nos semblantes de todos os envolvidos em sem atendimento. 

È a humanização,através da hotelaria,mudando condutas e comportamentos,tornando o hospital um espaço digno para os momentos difíceis dos clientes de Saúde.( tarabousi,2004,p48).


Humanizar o ambiente hospitalar implica em dar lugar à palavra do paciente e dos profissionais da área de saúde, formando uma rede de dialogo,onde imperam o respeito, o reconhecimento mutuo e a solidariedade.


A humanização resultante da hotelaria hospitalar,advém da pratica da hospitalidade presente na atividade hoteleira,sendo manisfesto através da implantação deste novo conceito que resulta no aconchego físico,humanização dos serviços hospitalares, e essencialmente, na espontaneidade dos gestos e atitudes  das pessoas.palavra de DI DET AL)2005).


Segundo Boerger, a importância do trabalho desempenhado por este setor,deve-se a sua representatividade na formação da imagem da empresa hospitalar,pois aproximadamente 80% da opinião e da imagem formada por pacientes e familiares advém da arrumação dos quartos e do atendimento realizado.


DESAFIOS:


O maior desafio em adaptar o departamento de governança à hotelaria hospitalar esta em encontrar profissionais que sejam capazes de gerir este serviço de maneira eficiente e profissional.


                          Residencial Sant'Ana 

                          foto tirada por colega de Curso em visita técnica em 23\05\04\2014

Departamento de Governança na Hotelaria Hospitalar


Envolve a supervisão e responsabilidade operacional de atividades tais como



  • limpeza das unidades de internação e ares restritivas,
  • limpeza das áreas sociais e de serviço de destinação do lixo hospitalar,
  • uniformes,
  • lavanderia,
  • costura e rouparia.

Observação: são varias as definições que conceitua a a Hotelaria hospitalar.

Vamos ao referencial teórico:

Hotelaria clássica e a Hotelaria hospitalar;

  • Departamento de recepção,
  • Departamento de governança,
  • Departamento de alimentos e bebidas,
  • Departamento de segurança patrimonial,
  • Departamento de lazer.
    Serviços da Hotelaria adaptáveis à atividade hospitalar
    • recepção,
    • concierge,
    • alimentos e bebidas,
    • lavanderia,
    • reservas,
    • mensageiros e capitão porteiro,
    • governança,(governanta e camareira),
    • serviço de quarto,
    • restaurantes,
    • departamento de eventos( seminários,congressos,cursos e reuniões,salas de lazer.

    fonte:  dadosfatos.turismo.gov.br        veja também         amenities-sabe-o-que-e.html


    Eu mesma, fiquei feliz e emocionada ao mesmo tempo porque as situações tendem a mudar cada dia, e isso è importante.

    hoje nos hospitais em que os gestores são pessoas esclarecidas  tendem a mudar o tratamento  aos pacientes, clientes, visitantes, e  familiares, fazendo com que os serviços de Hotel, sejam compilados e ativos nos hospitais,  as relações de tratamento são bem aceita, porque o respeito pela pessoa humana, está acima de tudo!



     Relações tornaram mais amigáveis, há maior compreensão das dores e sofrimentos dos que em dados momento de suas vidas, precisam e um hospital, por algum motivo assim todos os colaboradores estão envolvidos no mesmo pensamento a de dar um tratamento humanizado a seus pacientes e a quem precisar. 



    Leitores do Blog que tem autoridade, conhecimentos, e entende do assunto comente. Nós Agradecemos a sua colaboração.Precisamos de pessoas arrojadas, intrépidas, que queiram contribuir, e nós do Blog, daremos os devidos Créditos  ao autor do artigo.
        




    visitantes

    Google+ Followers

    Seguidores