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21.2.13

recursos humanos em hotéis parte I

DE QUE CUIDA ESTE SETOR?


RH esta è a denominação comumente chamada,tem papel fundamental no constante aperfeiçoamento de todas as operações e na promoção do crescimento dos colaboradores,zela dos funcionários de todos os departamentos do hotel,ele apoiá outros departamentos.
As principais funções são:

  • recrutamento,
  • seleção,
  • orientação,
  • treinamento e avaliação dos funcionários.

Trata da remuneração dos funcionários,das relações trabalhistas,segurança,saúde, questões  jurídicas,entre outros aspectos da relação com os funcionários do Hotel.

Trata-se de um setor essencial para o sucesso do Hotel, e cada funcionário deve ser tratado como um importante recurso potencial.

VAMOS AOS ASPECTOS JURÍDICOS DO RH:
AS descrições de cargo,necessitam de revista e serem analisados pelo gerente geral e pelo pessoal de RH  para garantir que as especificações enumerem apenas qualificações profissionais desejadas eliminando a possibilidade de conter itens ilegítimos, que possam reter pessoas de maneira injusta,também deve se ter o cuidado para não negar ilegalmente a oportunidade de emprego a um candidato.
Existem outras leis que regem outras ferramentas usadas no processo de seleção.
EXEMPLO:

  • Currículo, os dados que os candidatos devem fornecer e no formulário de emprego são:
  • nome,
  • endereço,
  • experiência profissional e outras informações,relacionadas com o emprego,

ENTREVISTAS:
  • deve ser feito por escrito,de forma a serem feitas a todos os candidatos. As perguntas devem ter relação direta com a competência do cargo.
  • perguntas sobre credo,raça e características físicas não devem ser consultadas.

TESTES:
  • utilizar para poder detectar traços psicológicos e habilidades.

VERIFICAR EXPERIÊNCIAS:
  • Somente informações ao cargo pleiteado.O candidato deve assinar um documento,para a autorização de verificação de referencias.

RECRUTAMENTO:
  • A necessidade de recrutamento de pessoal para trabalhar no  Hotel,depende diretamente da taxa de rotatividade,( da quantidade de funcionários) que saem do quadro da empresa, que precisa ser substituída.

 O recrutamento pode ser(INTERNO),quando funcionários da empresa são transferidos para outros cargos diferentes do que ocupam, ou externo,quando são atraídos profissionais de fora da empresa.

O recrutamento ( INTERNO),pode ser feito pela promoção de funcionários,isso motiva os os funcionários a permanecerem  na empresa e procurarem cada vez mais, melhorar o seu desempenho.
O recrutamento(EXTERNO), anúncios em jornais,em empresas de recolocação profissional para cargos de gerencia, em escolas e faculdades,em cartazes dentro e fora do Hotel,entre outros.

SELEÇÃO:
Os candidatos atraídos pelo recrutamento,(interno e externo),devem passar por um processo de seleção, onde se faz a avaliação para escolher aqueles que apresentem melhores condições para exercer o cargo com sucesso.
Em geral,essa decisão de qual pessoa será selecionada,cabe ao gerente do departamento,onde há vaga e não ao RH.
Pois bem,feita a filtragem,os candidatos selecionados, são encaminhados para o gerente
 ou supervisor do departamento onde está aberto a vaga. As entrevistas adicionais serão feitas, e a decisão fica a cargo do gerente do departamento.

ORIENTAÇÃO:
Consiste no fornecimento de informações básicas sobre o Hotel,que devem ser compreendidas e assimiladas por todos os funcionários. O gerente geral deve ter conhecimento do programa e deverá comparecer,algumas vezes,desempenhando seu papel de líder  do Hotel.
São Objetivos Do Programa De Orientação:

  • Elevar o moral e diminuir a rotatividade de pessoal,
  • Desenvolver expectativas realistas,os funcionários passam a saber o que o gerente espera dele, em relação ao Hotel.
  • Reduzir a ansiedade do pessoal que esta entrando na empresa,o acolhimento atencioso por parte do pessoal do RH e dos gerentes contribui para que o novo funcionário queira continuar trabalhando no Hotel.
  • Transmitir coerência.à medida que o programa de orientação torna os novos funcionários conscientes dos objetivos do Hotel e compreendem as politicas de ferias,folgas,licenças medicas e benefícios.

TREINAMENTO:

O treinamento è necessário para ensinar novos funcionários a executar as tarefas exigidas em seu novo cargo e para aprimorar o conhecimento e as habilidades dos funcionários mais antigos, e para que executem suas tarefas de acordo com os padrões do Hotel.
È tarefa do gerente geral,determinar,quais são as responsabilidades do RH e dos gerentes de cada departamento de pessoal,que pode ser feito em grupo ou individualmente.

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO:
O RH pode desenvolver um processo de avaliação do desempenho dos funcionários do Hotel,o gerente geral,deve saber deste processo.
Também desenvolve politicas e procedimentos para um sistema que envolva a empresa e comunicá-los aos gerentes e funcionários.Duas abordagens,pode ser utilizadas para avaliar o desempenho do pessoal.
1º consiste em comparação do trabalho dos funcionários com um padrão,são avaliados individualmente,sem considerar os outros funcionários.
2º Os funcionários de um departamento devem ser comparados entre si.
AGORA veremos,qual os objetivos desta avaliação de desempenho:

  1. -avaliar quem tem direito de receber aumento de salario e promoção,
  2. -verificar se os funcionários podem melhorar seu desempenho e em quais pontos,
  3. -colaborar com a empresa,em processos legais,pelo registro de promoções,recompensas,ações disciplinares e outros.

fonte: by Andrèa Oliveira \cursos cpt



principais termos usados na hotelaria


CHECK-IN- entrada do hóspede
CHECK-OUT- saída do hospede
CHECK LIST- lista de checagem
CHECK UP- verificação
STAY OVER- ficar alem do previsto
LATE CHECK OUT- saída depois do horário limite\no mesmo dia
TURN DOWN- abertura de cama
NO SHOW- não comparecimento(hospede previsto) para chegar e não chegou
MANAGER- gerente
WELCOME- bem vindo
BED-cama
PILLOW CASEfronha
PILLOW- travesseiro
ICE BOX- geladeira,frigobar
HOUSEKEEPER- camareira
MEETING ROOM- sala ou salão de reuniões
VOUCHER- ordem de serviços emitido por uma empresa de turismo para hospedagem
TWB-apartamento com 2 camas de solteiro
SGL- apartamento ocupado por 1 pessoa
DBL- apartamento ocupado por 2 pessoas
TPL- apartamento ocupado por 3 pessoas
VIP- pessoa muito importante,com tratamento diferenciado( very important person)
OVERBOOKING- ocupação além da capacidade do Hotel
PAX- Hospede
FITNESS CENTER- academia de ginastica
UP GRADE- utilização de um chalé superior por uma tarifa de chalé inferior
BLANKET- cobertor
LOBBY- saguão da recepção
WELCOME DRINK- coquetel de boas vindas
SHEET - lençol
CITY TOUR- passeio pela cidade
ALL INCLUDE- tudo incluído
FRONT-DESK- setor de recepção
AMENITIES- amenidades
CHD- criança ( abreviatura de children)
EARLY CHECK IN- chegada antes da hora permitida( mesmo dia)
DAY USE-utilização das instalações do Hotel sem hospedagem ou de forma particular
SAFE BOX- cofre
BREAKFAST- café da manhã
ROOMING LIST- lista de Hospede
UP GRADE- utilização de um chalé superior,por um tarifa de chalé inferior
BELBOY-mensageiro
CHANGE-cambio
COLECT RALL-chamada a cobrar
DIALL-discar
DOORMAN-capitão porteiro
DAY USE-utilizar o Hotel sem pernoite
FRONT-OFFICE-departamento de recepção
DESK CEERCK-recepcionista
GUEST-Hospede
HOTESS-recepcionista de A&B(alimentos e bebidas)
HABITUÊ-hospede frequente
LOCAL CALL-chamada local
LONG DISTANCE CALL-chamada local de longa distancia
LATE CHECK-OUT-saída do hospede após a diária
LAY OVER-ocupação não esperada por companhias aéreas
MAID-camareira
RECPTION DESK-balcão de recepção
RACK-armário
SINGLE ROOM-apartamento com uma cama de solteiro
SLIP-comprovante de reservas
USA-atenção mais que especial
WALK-IN-hospede sem reserva
WELCOME CARD -cartão de boas vindas
WALK-OUT-hospede que vai embora sem fazer check-out(sem pagar).
                                                                                                                  Fonte: Revista Veja


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