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23.2.13

atribuiçâo dos profissionais do front-office

Dando Continuidade a postagem anterior, Uma qual me referia, participam: 


Mensageiro , Colaborador Responsável Pelo Recebimento  hospede na Entrada do Hotel.

Capitão porteiro : cargo  tipico de Hoteis de Luxo, São PESSOAS trajadas de forma especia com uma função Específica de dar como boas Vindas fazer estabelecimento AO hospede, com procedimentos diferenciados Como: buscar o Passageiro sem Carro e abrir a porta, repassar como malas AOS Mensageiros e conduzir o hospede comeu uma Recepção.

Recepcionista : Responsável Pela Realização de Chek-in e Chek-out não hospede, Abertura, LANÇAMENTOS de despesas e fechamentos de contas.

Concierge : E UMA  função   característica de Hotéis de Luxo, elemento è o Colaborador Destinado a Fazer com Que o hospede se Sinta especial, através de um Tratamento Diferenciado com uma Responsabilidade de Manter o Seu Bem  Estar Durante a Estadia no  hotel.

Auditor : Responsável Pela Parte Financeira e de Controles da Recepção;
Telefonia: Responsável POR receber chamadas externas Todas como não estabelecimento, filtra-las e direciona-las AO DEPARTAMENTO especifico.recebe ligações Internas fazem do hotel;

Chefias em Geral : coordena Todas como Atividades pertinentes AO departamento, Que Tudo SEJA da forma Como FOI Informado AOS hospede.

Fonte : grucvb





back-office de hotel

Vejam quem são os BACK-OFFICE

Funções : Ao contrario do {front-office}, não aparecem visualmente para o hospede;Falo dos colaboradores que são de suma importância igual aos de linha de frente,pois sua atuação influencia no bom andamento do hotel no geral.


Vejam quem faz parte do BACK
limpeza, o administrativo,parte da equipe de cozinha, almoxarifado,segurança,recursos humanos,e manutenção E m alguns momentos os hospedes poderão ter contatos com essas equipes,mas serão tratadas como exceção..

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO HOTEL
Um empreendimento hoteleiro é um ambiente muito complexo, e de acordo com o tamanho e tipo pode ter{ mais ou menos } setores e colaboradores,para haver um funcionamento correto, demanda uma estrutura bem definida e estruturada,
A hierarquia no ambiente de trabalho é essencial e será responsável  por determinar claramente, atribuições de cada equipe e seus colaboradores e em alguma momento suas tarefas acabarão se encontrando: em suma, é fundamental que todas as áreas atuem de forma conjunta a favor do hospede.
                                   A linha de Frente de um Hotel        
                                                           Fonte Imagem:

https://www.google.com.br/search?q=imagens+de+funcionario+e+fun%C3%A7oes+de+um+hotel+back+office&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=HZi6U9y3NLXfsASF9YDwCQ&ved=0CBsQsAQ&biw=1093&bih=520#facrc=_&imgdii=_&imgrc=pWTDbTDJ9X6ivM%253A%3Bs6wbBcSGlmj7RM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.iptrans.com.pt%252Fimagens%252Fnoticias%252F20140220_0%252FDSC00437.JPG%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.iptrans.com.pt%252Fnoticias.htm%3B320%3B180
UMA BREVE DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA DE DEPARTAMENTOS DE UM HOTEL,CARGOS E PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES;


  • Diretoria e Gerencia

Na hotelaria, podem variar de nomenclatura e de responsabilidades conforme o tipo de hotel.
Seja na figura do gerente ou diretor ou proprietário do hotel, uma vez que este cargo representa o poder máximo do empreendimento.
É  a gerencia quem dá um direcionamento estratégico e financeiro ao negócio e para isto precisa delegar e distribuir as responsabilidades sem se distanciar dos outros setores e equipes.
Ele deve atentar para o desenvolvimento dos colaboradores em relação à percepção do hóspede  pelo motivo de esta analise, ser um" termômetro  e saber se as estratégicas dadas por ele, estão na direção certa ou não.


DEPARTAMENTO DE VENDAS
são os responsáveis pelo atendimento prévio do hospede, ou seja pela vendas das UHS {unidades habitacionais} do hotel e outros produtos.O trabalho com equipes acontece de duas formas diferentes:

  • equipes internas: atuam no atendimento passivo,esperam que o hospede procure pelo hotel: pessoalmente,pelo telefone e internet.

equipes de vendas de grupos, que atendem a demanda de grupos,como amigos,eventos e famílias.
E o departamento de reservas,que atende a demanda gerada por hospedes individuais.

  • equipes externas:são os executivos de contas e gerentes e representantes comerciais e são responsáveis por passar ao cliente as informações sobre o hotel, e assim fazer a capitação.

Fazem visitas em agencias de viagens e turismo e em empresas.
  • HOSPEDAGEM

Departamento responsável pelo atendimento do hospede no momento de sua chegada.duas são as equipes que respondem por este departamento: recepção e portaria.São as equipes que cuidam do acolhimento do hospede em sua chegada ao hotel,realizam o "CHECK-IN", e passam informações importantes sobre sua estadia.
  • GOVERNANÇA

É liderada pela governanta executiva e sua principal atribuição é fazer com que o apartamento  esteja limpo  e adequado no momento de sua estada e é claro verificar a limpeza das áreas sociais do hotel.Alguns hotéis não possuem estrutura da recepção e governança, concentrada sobre a mesma direção e assim pode-se encontrar departamentos diferentes e independentes, mas a sincronia e harmonia deve existir,pela relação de interdependência que existe entre eles.


 Referencias bibliográficas: 
TORRE,francisco de la. Administração hoteleira parte I departamentos são paulo,ROCA,2001
CASTELLI, Geraldo. Hospitalidade na perspectiva da gastronomia e da Hotelaria, são paulo saraiva,2006
SILVÉRIO, marilisi Barbosa. Senac-técnicas básicas de governança. São paulo, 2003






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