expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>>>'>

16.8.14

Segurança nos Eventos

Organizadores de Eventos no Brasil deveriam se preocupar mais com a  Segurança dos Eventos


Debate Fórum Eventos


Quando fala-se em Segurança,podemos lembrar do terrível acidente que aconteceu na Boate Kiss,onde muitos pessoas perderam suas vidas de maneira trágica, principalmente jovens Estudantes que foram a  esta Boate para comemorar a vaga que sonharam conseguir na Faculdade .

Por ganancia,por displicência ou pelo famoso  "jeitinho! que o Brasileiro dá em tudo,culminou na morte de pessoas inocentes que além de pagarem para poderem comemorar pagaram com suas próprias vidas.

Será que realmente, pessoas amadoras lidam com este Setor de Eventos?
Este é um assunto bastante conhecido entre  Organizadores de Eventos e Expositores,pois para organizar eventos não é preciso ter Faculdade com Curso Superior na Areá, basta que os interessados tenham o conhecimento correto de como Montar um evento para que possam se aventurar neste Ramo.

Mas será que é pelo fato de não terem Formação Superior não poderem montar, enfim trabalhar neste Setor?

Acredita-se que este não é o grande fator que possa impedir a atuação de amadores e que façam o trabalho bem feito sem colocar a vida das pessoas em risco.
Stand e a segurança
Credito foto: Selma

Aqui o Vídeo completo para amadores: eventoscomo-montar-um-sem-nunca-ter.html

Não existe risco zero quando se fala em eventos o que é necessário e deve ser feito é minimizar um a um segundo o Português Antonio Manuel Brito Diretor do New Events  Global que afirmou que segurança é um dado adquirido, e que é obrigação das Empresas em faze-lo.
Esta função é parte do meio da Gestão de Riscos, baseado no gerenciamento e avaliação dos tipos riscos,provocados pelo homem ou naturais.

Atualmente não se tem mais aquela visão de segurança Patrimonial que todos tinham, a imagem de um Homem de Preto na porta do evento, hoje sabemos que segurança abrange todos os aspectos e esferas, no uso da inteligencia, neste caso supera a força  e todos os eventos são operações de alto risco, bastando para isso que essa vulnerabilidade seja reconhecida.

Este fato é muito importante ser lembrado por exemplo: na foto acima que tirei do evento da Abav Turismo das Américas ano 2013,onde me lembro quando o Translado gratuito nos levou até o Anhembi Morumbi, não percebi que estavam comigo no ônibus pessoas contratadas para trabalhar nos Stands o que obviamente são os primeiros a chegar para preparar, limpar os espaços que estão reservados para os Expositores.

Faltavam algum tempo ainda para o ônibus levar os visitantes para o Anhembi,porque estes ainda não haviam chegado no ponto, então inocentemente um pouco ansiosa fomos para o Anhembi,lá chegando,descemos e naturalmente fui seguindo as pessoas que estavam a minha frente, embora tenha percebido que haviam umas oito pessoas e eu, fui adiante e entrei pela portaria no que fomos cumprimentadas pelo segurança que estendeu as mãos indicando que poderíamos entrar.

Trabalhando nos Stands do evento Abav Feira de Turismo das Americas
arquivo pessoal: SelmaMotta

Em questão de segundos percebi que entrei no evento juntamente com as pessoas contratadas para trabalhar nos Stands.

Ao entrar notei que havia chegado bem antes do Horário Oficial abrir! mas como naquele dia estava fazendo o meu trabalho de conclusão de Curso TCC, aproveitei para "trabalhar".

Então fui vasculhando todo o Espaço físico atras de fotos e anotando o que interessava para o TCC 
justamente o trabalho pedia para falar sobre Segurança nos Eventos, a situação do Complexo Anhembi,limpeza,Praça de Alimentação e etec...

O tempo que permaneci até o horário Oficial,foram mais ou menos uma hora e me chamou a atenção: que um Stand ou outro tinha guarda para zelar pela segurança dos objetos de trabalho das Empresas,mas acredito que pelo fato de ter câmeras penso que em todo o evento,pode existir ainda vulnerabilidades a serem sanadas.

Será que eu estava na mira das câmeras? será que realmente se viesse a fazer um teste adentrando nos Stands seria barrada e levada a explicar o que estava fazendo?

A resposta não é fácil,o que sei é que pouco ou quase nada de guardas estavam de prontidão dentro dos Stands nas fotos acima percebam as fitas indicando que é para proteger os materiais de trabalho dos Expositores.

Eventos e a segurança
Credito foto: SelmaMotta
É preciso que o Brasileiro mude a mentalidade e pare com o famoso "jeitinho Brasileiro" a tal lei de Gerson de que tudo precisa ser emendado e remendado, não dá para esquecer a tragedia na Boate Kiss em Santa Maria-RS,dentro; uma disposição de  pirotécnicos e um ambiente pequeno para tantas pessoas, a unica porta de acesso encontrava-se fechada no momento da tragedia,o lugar quente e  sem ventilação foi o lugar ideal para a morte de inocentes.

Para organizar eventos não é necessário ter Curso Superior Veja aqui Curso para Produtor de Eventos   http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao73056  na área,mas é imprescindível ter planejamento de todas as Ações, do espaço físico, aqui os pessoas podem circular sem exceder a quantidade correta de pessoas naquele ambiente e uma serie de prevenções assertivas.

Os eventos precisam seguir um roteiro com analises de cenários de riscos,estrategias e politica de Segurança,com todas as prevenções adequadas, aliado ao uso das Normas Técnicas em segurança.

Itens de Segurança
  • Os Investimentos compensam qualquer acidente não é verdade? alem disso na causa de acidentes fatais ou não uma Empresa pode perder milhões de reais na justiça, em detrimento de acidentes
  • UTI Móvel
  • Geradores de energia
  • Cabos e conectores
  • Câmeras de segurança
  • Alarme
  • Agentes Civis
  • Termografia
  • proximidades com hospitais
  • Seguranças a Paisana
  • Corta-fogo(Sistema Anti Chama) 
  • Posto policial montado no evento e etec
Segundo Andreia Nakame,professora e titular da cadeira de segurança em Eventos a Universidade Anhembi Morumbi as falhas ocorridas se dão por falta de conhecimento de Ações  que precisam ser tomadas,uma vez que o percentual de amadorismo è alto neste Setor.

Por falta de mapear a prevenção e as variantes de  segurança exe: Dimensão e o Perfil publico do evento, somado a isso,o uso da lei de Gerson, o famoso jeitinho Brasileiro, aniquila a legislação adequada.

O Diretor do Expo Center Norte Serio Pasqualin, afirmou que infelizmente a segurança não é fator "importante"no setor de eventos e sim a Infraestrutura.

Referencia-Revista Eventos no Fórum Eventos

Leia também: como-funciona-os-hostels-no-brasil.html   e hospedes-procurando-seus-objetos.html 
Publicidade


visitantes

Google+ Followers

Seguidores