expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>>>'>

5.10.14

Navio MSC,infringia Leis Trabalhistas



Polícia descobre apos investigações que o MSC,Cruzeiro de Luxo,não respeita os trabalhadores



Violações Trabalhistas





Lembro que um dia marcada uma entrevista com os responsáveis em Recrutar trabalhadores para Navios,me vi entusiasmada,pois pensava que trabalhar em Cruzeiro,(por temporada),era o máximo  e certamente me renderiam muitos Dolares.

Tarefa nada fácil!,na entrevista,ficou aparentemente tudo esclarecido,de tudo  o que eu e os colegas que lá compareceram,precisava-mos para ingressarmos neste tão almejado sonho o de trabalhar em Países estrangeiros,recebendo,bebendo,comendo,admirando paisagens,descansando e guardando o nosso salário em Dolares,segundo nos foi passado em entrevista.

Agora,não é como pensamos,para chegar a colocar os pés em "novas terras",é preciso que vários itens sejam cumpridos,sem eles,não há trabalho em Cruzeiros: 

De cara, quem quiser terá que desembolsar um bom dinheirinho! exemplo: Cursos obrigatário,por Leis,tipo R$ 900.00 reais,treinamento para dificuldades em alto Mar(acidentes),R$800.00, exame Medico terá que ser realizado apenas por orientação dos responsáveis, contrário não terá validade,entenderam? o medico é uma indicação! e outros valores que terá que desembolsar,o único valor que será devolvido segundo a Agencia que trata de recrutar trabalhadores,é o valor para o exame médico, quando o trabalhador chegar em "terras novas".É o que dizem.

Bem chega a mais ou menos ao valor de R$ 2.900.
Cada Cruzeiro,trata de  diferentes tipos de trabalhadores: mais velhos,mais novos e piriri pororó., daí os valores se diferenciarem de Cruzeiro para Cruzeiro.

De pronto,meu sonho de trabalhar e ganhar muitos Dolares,foi por água abaixo! o Inglês? ah sim, um teste é necessário,pois segundo os recrutadores o Inglês conversação é fundamental. Mas eles dão aquela! forcinha! tipo,decora algumas palavrinhas e vamos ao uma sala o cara pergunta e respondemos em Inglês é claro.

Pensando bem,não é o que passam para nós o dinheiro faz brilhar os grandes olhos! e que despuser dessa grana e  cumprir as Etapas fundamentais,acredita-se que vai chegar lá.

Os turnos de trabalhos as horas trabalhadas,as horas  em que não haverá hospedes,clientes,tudo bem explicado agora não convence mais, vejamos porque:
Uma força tarefa, formada por Fiscais e policia Federal juntamente com  representantes de outros órgãos, fizeram uma "varredura"   no Cruzeiro de luxo o MSC.

O Navio estava sendo monitorado há algum tempo,quando o Magnifica fez parada em um Cidade Brasileira( Salvador), as denuncias foram feitas por trabalhadores, que reclamavam de maus tratos,exploração de trabalho, e a transgressão das Leis trabalhistas ,não estavam sendo respeitada pelo Navio de luxo o Magnifica.

A força tarefa esteve no Navio e tripulantes foram questionados sobre o ambiente de trabalho,alguns Documentos foram apreendidos.Agora o mais interessante, foi constatado, Contratação irregular e jornada de trabalho exaustiva, o que me fez lembrar quando o Recrutador nos informou que nos Cruzeiros se trabalha muito,só não imaginava que seria um trabalho escravo, o que nos não revelou é obvio!

Segundo os Fiscais,os tripulantes trabalham de 14 a 16 horas,o que convenciona o Contrato de trabalho Internacional,(de 11 horas).

O ministério do Trabalho tem insistido em averiguar o Navio MSC, por reclamações trabalhistas,,
No ano de 2010, empresas que operam neste Setor, assinaram um TAC( termos de ajustamento de conduta),regras de respeito aos direitos dos trabalhadores.

Ao que parece , não aprenderam mesmo,desde então o MSC,continuou a desrespeitar os direitos trabalhistas,mesmo.

Segundo a  FOLHA foram pegos em flagrante empresas que assinaram a  TAC mas continuaram a ignorar os Direitos trabalhistas e impunham horas infindáveis de trabalhos forçados.
Segundo o tripulante Anderson Matsuura afirmou que  houve dias que trabalhou 20 horas ininterruptas,também ficou constatado assedio moral, cobranças fora do limite humano,pressão para o desempenho das funções, e muita humilhação, inclusive assedio sexual.


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

Sob a ótica da Lei se os tripulantes são recrutados no Brasil e cumprirem a maior parte do trabalho  em Costa Brasileira,tem por obrigatoriedade as regras do País para amparar  o trabalhador como é previsto.

Segundo informações da Companhia os Navios que Operam em Águas Brasileiras,tem em seu quadro um total de mais de 3.990 tripulantes, sendo 1.190 Brasileiros.

 Documentos foram analisados e ficou constatado as condições desumanas degradantes por dividas e jornadas de trabalhos exaustivas, e inclusive as verbas recisorias chegam a R$ 400 mil !!

Todo o processo em relação ao MSC está sob sigilo.
O ex funcionário Marcio Freitas,move uma ação contra a empresa,ele foi abandonado doente na Grécia,o MSC não se pronunciou.

ATENTE PARA A CONTRATAÇÃO EM  NAVIOS CRUZEIROS( REGRAS QUE PRECISAM SER CUMPRIDAS.


  • Lei Brasileira( Consolidação das Leis Trabalhistas) CLT
  • Jornada de 8 horas,máximo de mais 2 extras
  • Descanso minimo de 11 horas entre jornadas.
  • Contrato Internacional de Trabalho
  • Jornada limite de 11 horas diárias,sendo 3 extras
  • descanso de 10 horas diárias,sendo 6 para serem seguidas.
  • Termo de ajustamento de Conduta (TAC).
  • Brasileiros que embarcam no Brasil,pela Costa Brasileira,tem que ser contratados no Brasil  e seguir Leis Brasileiras.
  • A partir do 31ª dias em águas Brasileiras,Cruzeiros estrangeiros são obrigados a contratar 25% de brasileiros ou percentual previsto pelo MTE.
  • Temporada valida de 30 dias antes da partida para o primeiro Porto  Brasileiro até 30 dias depois da saída do Brasil;
  • Além disso a lei brasileira deve ser aplicada  em casos de justa causa por parte da  empresa ou se o empregado pede a  "demissão do patrão".

      É claro não devemos generalizar,mas está aí um caso para se analisar,antes de embarcar em uma furada ou não, fica a Dica!
      Referencia Bibliográfica: BrasilTuris Jornal


      Navios que farão Cruzeiros no Verão 2015
      America do Sul

      • Navio Sovereign
      Capacidade para 2.733 passageiros. Tripulação:820  Diferencial da Empresa;sistema All incluse ( tudo incluìdo),pela Companhia no Brasil,servido comidas & Bebidas sem custos adicionais em todos os Roteiros.

      Infraestrutura:Os\Navios\da\Pullmantur,oferecem\Lazer\completo,bares,restaurantes,piscinasadulto\e\infantil,Academia,lojas,Spa,danceteria,eventos\Corporativos,parede\para escaladas,salas de reuniões. Acesse: www.pullmantur.com.br

      • MSC Preziosa
      Capacidade:4.345 Hospedes Tripulação: faixa de 1.380  Diferencial da Empresa: 2 restaurantes sendo a especiarias da Região Mediterrânea da Rede Eataly,tem o maior Tobogã do Mundo a bordo de um Transatlântico.  Acesse: www.msccruzeiros.com.br

      • MSC Lirica
      Capacidade:795 passageiros,Tripulação:730, Diferencial da empresa: Minigolfe,pista para shuffleboard,duas Hidromassagens,espaço exclusivo para crianças,cinema,Solarium,sala de ginastica completa.Acesse: www.msccruzeiros.com.br

      • Gran Amazon
      Capacidade: 198 passageiros,Tripulaçâo:50,Diferencial da empresa: Navio 5 estrelas,que navega sozinho no rio Amazonas o ano inteiro, trabalha 24 horas por dia 7 dias da semana,excursões,passeios de lancha,por florestas e Lagos,pensão completa,drinque de boas -vindas,bebidas alcoólicas não alcoólicas,cofre,serviços de quarto,mini-bar,aulas de dança,pescaria e ete...
      • MSC Poesia
      Capacidade:3.223 hospedes,Tripulação: 1.039\ Diferencial da empresa: Designer Italiano,,Lojas,quadra Poliesportiva,biblioteca,louges,Cassino,Spa,bares, e etec..Infraestrutura: 16 andares com 3 piscinas,4 Jacuzzis,teatro para 1.240 pessoas e 4 Restaurantes.


      • Empress
      Capacidade:4.4346 hóspedes,Tripulação: perto de 1.390 Diferencial da empresa: espaço exclusivo 
      o Yatht Club conceito seis Estrelas no quesito atendimento e hotelaria a bordo. Menu com especiarias da região Mediterrânea, o maior Tobogã do Mundo! a bordo de um Transatlântico e o Infinity Pool,piscina com borda infinita na polpa do navio.Acesse: www.pullmantur.com.br

      • Zenith
      Capacidade: 1.830 passageiros- Tripulação a bordo: 620\ Diferencial da empresa: A Pullmantur se adapta ao destino onde está operando,com comidas tipicas, e entretenimento Latino,também se diferencia no sistema All Incluso( tudo Incluído) com comidas,bebidas sem custos adcionais. 



      • Costa Favolosa
      • Splendour Of the Seas
      • Costa Pacifica

        Acesse:  navio-msc-fantasia-parte-ii.html









                                                                                                                                        








        visitantes

        Google+ Followers

        Seguidores