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PROFISSÃO\FUNÇÂO

Cargos e funções na Hotelaria


O que estas pessoas fazem em meios de hospedagem?



Independente de sua categoria ou porte eis a estrutura organizacional de um  meio de hospedagem.
Resumo em 4 áreas principais: Comercial,hospedagem;alimentos e bebidas; e administrativo, que pode abranger as áreas de controladoria,recursos Humanos,manutenção e segurança.

Cada uma dessas áreas desenvolve atividades especificas, cargos e funções diferentes para a efetivação do serviço.
Assim, sob este ponto de vista é necessário compreender o que são cargos e funções.
Cargo: equivale á posição que a pessoa ocupa dentro da estrutura hierárquica, da Empresa. Ex: Maitre d' hotel.

 a função é correspondente ao tipo de trabalho que o profissional executa; ex: cabe ao Maitre d' hotel , supervisionar o trabalho como um todo realizado no restaurante; recepcionar o cliente; participar da elaboração dos cardápios;atender as reclamações; distribuir os horário de trabalho para a sua equipe, e treinar seu pessoal.

Como ordem geral, a área de hospedagem possui a missão principal em saber acolher e alojar o visitante.
É considerado um dos pilares do funcionamento de um meio de hospedagem, porque representa por volta de 60 a 70% do seu movimento financeiro.,

Prioritariamente este setor è dividido em dois setores: Governança e o Front-office( serviço de frente, que abrangem cargos e funções diferentes e tem a incumbência de atendimento+ relacionado com o bem estar dos hospedes em áreas comuns( sociais) e privativas(apartamentos).
  1. Governança: É o setor responsável pela higienização e arrumação das UHS, rouparia;lavanderia e com a limpeza do empreendimento como um todo.

Este setor é chefiado pela Governanta executiva que supervisiona as atividades de operação e se responsabiliza pela administração.

Os Cargos principais deste setor são

  • gerente de hospedagem
  • governanta
  • Supervisora de andares
  • mordomo
  • gerente de lavanderia
  • camareira
  • assistente de camareira
  • serviços gerais
  • Supervisora)o) noturno
  • roupeira(o)
  • agente de manutenção
2. Front-office:é a linha de frente de um meio de hospedagem, imaginem um batalhão de soldados, na linha de frente, pois é isso aí outros soldados estão atras destes soldados, ou seja, é o que mantém contato na chegada e na saída do hospede.

Os seguintes cargos fazem parte deste setor:
  • recepcionista
  • telefonista
  • mensageiro
  • Capitão-porteiro
  • encarregado de reservas
  • concierge
  • chefe de recepção e  chefe de portaria
3.A&B( alimentos e Bebidas)

Cargos e funções no setor de alimentos e Bebidas:
  • Sommelier
  • Maitre
  • chefe de fila
  • garçom
FONTE:Karla Cristina C. R.(2011-Manaus-AM)professora do Curso de Turismo da Universidade do Amazonas(UEA).





 


Taifeiro Off shore-

Muitas pessoas mesmos não sabem o que è a Profissão de Taifeiros e nem tão pouco sabem o que fazem,  e é interessante do ponto de vista Profissional e pessoal, pois não  è para qualquer Aventureiro, haja visto que suas atribuições são como em qualquer Areá Hoteleira, muitas e só quem é preparado( capacitado) è quem vai poder lidar com as tarefas diárias.

Como sempre digo è fundamental ter este perfil Profissional, aliás se comparado coma as funções de Camareira o Taifeiro vai, muito alem, pois também este Profissional tem acúmulos de funções tais que é preciso querer e gostar de executar tais funções e estar sempre atualizado e  ainda em  em Alto Mar!!

O Taifeiro a bordo tem função significativa, tal qual os outros Embarcados,pois um não pode ficar sem o outros, ele è o profissional que faz a arrumação limpeza e Higienização das UHS( unidades habitacionais) cozinhas, lavanderias, escritórios  Academias,tem a responsabilidade de levar conforto e bom atendimento a todos os Embarcados , Alem de todo o conhecimento técnico que deve ter em Higienização de ambientes, manipulação de produtos químicos  Industriais, materiais de limpeza,deve ter conhecimento em prevenção  e combate de incêndios  conceitos básicos de 1ºs socorros, e dominar linguagem Marinheira. 

Outro fato que chama a atenção  è o caso de fazer por onde viver harmoniosamente no Ambiente de trabalho, vez que ele ficara 6 meses em trabalhos diretos em Alto Mar!,por isso precisa ter espirito de equipe,executa tarefas concernentes a supervisão e organização das atividades do pessoal encarregado da  limpeza e Restaurante a bordo dos mais diversos tipos de Embarcações, estabelece rotinas, distribuí funções  orienta e controla a execução  para assegurar o perfeito andamento das funções  e de acordo com as normas estabelecidas.

Inspeciona o recebimento de alimentos, camas, enxoval,moveis e utensílios de cozinha,examina se todos os artigos estão de acordo com os padrões da empresa.
Distribui as provisões a vários setores da embarcação distribui tarefas de limpeza,Restaurante e etec,organiza as atividades dos pessoal sob o seu controle, enfim supervisiona as atividades,orienta e controla a execução da mesma para assegurar a devida prestação dos serviços.
Este Profissional mantem em seu "poder" o Registros de todas as atividades executadas a Bordo em Formulários Próprio para possibilitar controle.Ufa!, Não è mole não!

Vejam agora onde ele pode e deve atuar: Todas essas unidades Marítimas  trabalham de formas diferentes e o TAIFEIRO(Offshore), tem muitas outras funções alem destas que citei ) Bem vamos ver onde ele pode trabalhar;Unidades Marítimas Rebocadores.
    • Navios de Produção
    • Plataforma de Perfuração
    • Plataformas Auto-Elevatórias
    • Sondas-semi submersivas
    • Plataforma de Rebombeamento
    • Plataforma de Produção
    • Navios de Sísmicas e Lançamentos de Linhas
    • Navios-sondas de Perfuração
    Quanto ao Salario?  (De R$ 1,600 reais R$ 2,2OO).
    Agora com uma novidade que insiro no Blog, para os profissionais da área e para as pessoas que tem interesse em conhecer um pouco mais.

    NOVIDADE: EVENTO PARA A INDUSTRIA NAVAL E OFFSHORE\2014


    NAVALSHORE-MARINTEC SOUTH AMERICA

    Evento: Aberto ao público
    Dias:12-13 e 14 de 2014
    Horário : 13:00 às 20:00
    Linhas de produtos e/ou serviços: produtos e serviços para indústria naval e offshore.
    Setor: Multisetores
    Local: Centro de Convenções SulAmérica
    Endereço: Av. Paulo de Frontin,, 1 - Cidade Nova
    Cidade: Rio de Janeiro - RJ

    Site : 
    http://www.navalshore.com.br 


    Procurando por eventos? acesse Calendário 2014: /p/calend.html

    Abaixo Vídeo do Evento 2013

    http://www.youtube.com/watch?v=qnnh22CGSDM&list=PLIN5QKCAZaCzhOmb2TJq9zTPmg-za2-9g&feature=share&index=2

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    A Hotelaria  é uma empresa que oferece serviços que podem ser agrupados em
    • Alimentos e Bebidas
    • evento
    • administração
    • manutenção
    • Hospedagem
    • Front Office
    • Recepção
    • Reservas
    • Lazer
    • Conciergeria
    • Portaria Social
    • Telefonia
    • Manobrista
    • Governança
    • Serviços
    • Limpeza


                                  
       
                                      VEJAM COMO FUNCIONA  O  SUB  PROCESSO DE  GOVERNANÇA E SUAS TAREFAS
    Supervisões das faxinas e arrumações  dos apartamentos  as áreas sociais dos hòteis das áreas do jardim interno da lavanderia e do movimento das roupas  cama mesa e banho.
    • elaborar plano de governança
    • elaborar plano de arrumadeira
    • elaborar relatório de discrepância
    • liberar apartamentos e cuidar da decoração do Hotel.
               Funções
    • limpeza e manutenção
    • instrução e preparo de seu pessoal
    • trabalho burocrático
    • controle de suprimentos e equipamentos.
               ÁREAS DE SUA RESPONSABILIDADE  

    • unidades habitacionais(UHS)
    • hall e corredores
    • salas públicas e de restaurantes
    • escritórios 
    • escadarias
    • janelas
    • lojas e outras áreas
              DEPENDENDO DO TAMANHO E DA ESTRUTURA DO HOTEL, A CENTRAL DE GOVERNANÇA PODERÁ  SER ORGANIZADA DA SEGUINTE FORMA:
    • Andares
    • Limpeza
    • Frigobar
    • Lavanderia\rouparia
    • Jardinagem
    • Terceirização.
    A Governanta precisa saber planejar,organizar ter iniciativa,antecipar-se aos problemas,montar programas de trabalhos,conhecer seus funcionários,dar treinamento verificar a qualidade do serviço da equipe,analizar custos,ter bom gosto para auxiliar na decoração, quando necessário,conhecer tecidos ,forrações produtos,equipamentos e técnicas de limpeza,zelar pelo patrimônio e estar sempre atualizada.isto tudo devendo haver ,para evitar desperdícios e extravio de roupas e etc...

      CENTRAL DE GOVERNANÇA  

      controlar chaves,
      emitir impressos com informações  sobre ocupação,saídas previstas,e etc,folhas de serviços para  --arrumadeiras,rol de roupas,relatório diário de ocupação e discrepância e supervisora.-----------------distribuir e controlar serviços dos andares e áreas sociais;
      elaborar e controlar folgas,faltas,horas extras;
      atender solicitações telefônicas dos hospedes e outros departamentos;
      lançar débito de frigobar;
      liberar apartamentos;
      emitir ordens de serviços para a manutenção;
      controlar limpezas periódicas( lavagem de carpete,cortinas,troca de colchões),
      registro de objetos:esquecidos,levados,emprestados;
      cuidar dos arquivos dos formulários;.
      ABRANGÊNCIA DA GOVERNANTA
      1. Pode se ocupar do frigobar e manutenção e da terceirização.---------------------------------------
      acesse:Sindicato dos trabalhadores de Hotel, Motel,Spa,Bares, Restaurantes e etec....http:\\www.sinthoresp.com.br

      È evidente que as situações cotidianas de uma governanta é bem dinâmica exigindo do profissional,dinamismo.
      Um pouco sobre a qualificação deste profissional(governanta) ele deve reunir as seguintes qualidades 


      • pontualidade;
      • Asseio pessoal;
      • Autoconfiança,
      • Comunicar-se com clareza,
      • Conhecer sua equipe,
      • Postura moral,
      • Promover a cooperação dos funcionários,
      • Escalar os funcionários nas atividades com as quais melhor se adaptem,
      • Estimular o trabalho em equipe,
      • Desenvolver junto aos funcionários o espirito de responsabilidade,
      • Treinar seus subordinados para alcançar eficiência,
      • Criar um ambiente de trabalho agradável,
      • Esclarecer os problemas  oriundos das ordens de serviço,
      • Valorizar o lado humano dos funcionários e não considerá-los apenas instrumentos de trabalho,
      • Explicar os objetivos do trabalho de cada um dos integrantes de sua equipe,
      • Não permitir que se crie um clima de fofoca,
      • Tratar a todos sem distinção,
      Bem este è o ideal de governanta,embora já vi casos que o profissional não apresentava características..... 
      fonte:sindicato sinthoresp
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      Contrate Domínio da Hostgator do Brasil acessando o link     

      http://www.hostgator.com.br/12656.html no rodapé do Site vai perceber que è o Dominìo que contratei e posso te garantir que è o melhor, excelente dê um Clique no Link.                                 

      MENSAGEIRO O QUE FAZ?




                                              
       Setor-mensageiro: tarefas de abertura do setor,cuidar do HALL da recepção.
      1. arrumar cortinas (abrir ou fechar conforme o caso ),
      2. cuidar dos carrinhos de transporte de bagagens.
      3. arrumar a disposição de objetos do HALL.
      4. averiguar se todos os objetos e mobílias encontram-se no HALL(poltronas,cadeiras,sofás,mesas,vasos,quadro e etc.
      5. arrumar a cabine telefônica da recepção.
      6. colocar cinzeiros às mesas e próximos a cinzeiros.  
      Tarefas de execução do setor na chegada do cliente:
      1. escolher o meio de transporte adequado,conforme a quantidade de bagagens.
      2. transportar as bagagens para o apartamento,se desacompanhadas do hóspede,tomar as devidas providências para entrar no aposento.
      3. identificar-se.
      4. conferir com o hóspede as bagagens.procurar resolver o quanto antes,problemas possíveis. 5 atender o pedido do hóspede e transmitir ao departamento adequado.                                                                                                        6. verificar tarefas de acompanhamento e instalações dos hóspedes ao equipamento. 
      5. Buscar as bagagens sem demora, a pedido do hóspede,da recepção da portaria ou do caixa utilizando o meio de transporte adequado.
      1. tomar as precauções devidas antes de entrar no aposento.Após a saída do hóspede  do aposento ,na presença ou não da camareira, de acordo com o esquema adotado pela empresa.
      2. Conferir os equipamentos do aposento com lista correspondente "(CHEK- LIST)."
      3. verificar se o hóspede esqueceu algum pertence.
      4. verificar o consumo do mini bar( assunto que abordarei outro dia).É claro que não acaba aí.
      5. em outros post comentarei mais sobre o mensageiro.
      6. ----------------------------------------------------------------------------------------------------
              CAMAREIRA                         
      .                         
                   
          Uma das atribuições da camareira

         "A arrumadeira\camareira é um colaborador precioso e se constitui na "sombra indispensável"

      "Alguém que o hospede, quase não vê, porém, valoriza o somatório para avaliação da qualidade do serviço oferecido".
      " Seu trabalho resulta no sonhado"serviço de qualidade" e bom atendimento, que determina o julgamento do hospede".
      Esta profissional camareira ou arrumador, é o espelho  a imagem da limpeza e aconchego do hotel.
      É ela que esta mais em contato com a intimidade dos hospedes, é necessário que ela seja muito profissional ao realizar suas tarefas.

      SUAS OBRIGAÇÕES EM MEIOS DE HOSPEDAGEM

       Tarefas que ela realizam em meios de hospedagem( observação).

      -limpeza de quartos,

      -limpeza de áreas publicas,
      -trocar enxoval,
      -encaminhar as roupas dos hospedes à lavanderia,
      -controle e gastos e ultilizaçao de materiais,
      -planejamento e controle de atividades,

      POREM, ESTAS SÃO SUAS TAREFAS NO GERAL

      -quartos de hospedes,
      -corredores,
      -áreas publicas,
      -área da piscina e patio,
      -escritórios de administração,
      -áreas de armazenamento{ exceto cozinha},
      -rouparia e deposito,
      -lavanderia,
      -vestiários e banheiros,
      -centro de ginastica,
      -salões de eventos,

      A camareira cuida da arrumação,limpeza e higienização dos quartos,faz agrados preparando o quarto para uma possível lua de mel.Ela é responsável pelos objetos pessoais dos hóspedes e cuida de eventuais pedidos procurando assim minimizar encargos para seu superior uma vez que tem "autoridade para atender certas demandas urgentes do hospede.

      EQUIPE DE APOIO AS CAMAREIRAS

      Coordenadora: auxilia"order taker" na abertura de mesa responsável pelo relatório de discrepância.
      Arrumadores: responsáveis pela limpeza e arrumação dos corredores,dão suporte às camareiras,repondo roupa de banho e cama e cama dos carrinhos.
      Controlador de mini bar: repõe o estoque de bebidas nos carrinhos da camareira e recolhe notas dos produtos consumidos para baixa na recepção.  
      observação: cada estabelecimento em sua maneira de
      trabalhar,portanto varia de lugar para lugar.                
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      SOMMELIER                                           

      -Enfim pessoal publicada no DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO a lei nº12.467 que regulamenta a profissão de sommelier,fica estabelecido que o SOMMELIER  é o profissional que executa o serviço especializado de vinhos em empresas de eventos gastronômicos,hotelaria,supermercado,enotecas,restaurantes,companhias áreas e  se marítimas, ainda que trate apenas de vinhos o reconhecimento trás boas novas para os que querem seguir nesta carreira.
      na prática não haverá novidades para os que já atuam e nem para os que pretendem estudar esta área,mas será obrigatório a assinatura em carteira de trabalho e previdência social como sommelier o que comprovará a experiência no cargo de servirá como um diferencial na carreira.
      houve veto parcial em dois trechos do projeto de lei.assim o profissional não é obrigado a possuir formação especifica para exercer a profissão,mas ficará a critério dos proprietários do estabelecimento.
      vejamos:pela lei são atividades específicas do sommelier,participar no planejamento e na organização do serviço de vinhos em estabelecimentos comerciais,assegurar a gestão do provisionamento e armazenagem dos produtos relacionados ao serviço de vinhos,atender e resolver reclamações  de clientes,aconselhando e informando características do produto, e lecionar em Cursos básicos e avançados voltados para a profissão
      Fonte: sinthoresp 
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                                       ATENDENTE DE RESERVA E SUAS FUNÇÕES                       


          
                                 
         ATENDIMENTO DE RESERVA PELO TELEFONE 

      Atendente de reservas e suas funções: A recepção è a porta de entrada do hospede é seu 1º contato com o hotel, por isso `e um dos principais setores,Assim o recepcionista funcionário que trabalha na recepção deve ser um Profissional capacitado,comunicativo e dedicado, porque o que leva uma pessoa a escolher determinado HOTEL è o boca a boca dos amigos que aprovaram a sua hospitalidade.

      Este profissional tem a função de fazer reservas e registrar o hospede,fazer a manutenção das contas dos hospedes,o atendimento permanente durante a hospedagem e o procedimento de saída e acertos de contas,controlar e executar os procedimentos de reservas, em hotéis de menor porte e em pousadas,como o quadro de funcionários è mais enxuto(  a) ou o  recepcionista  pode acumular funções, de atendente,telefonista e mensageiro:ex meios  utilizados para fazer reservas são:
      telefone,fax,internet,correio,representante de hotel ou agente de viagens de hotel para hotel. Este profissional   
      tem como atribuição: garantir bom nível de vendas dos  serviços oferecidos pelo hotel.para isso deve conhecer a politica e o que ele oferece de diferencial, o detalhamento dos serviços,os tipos de apartamentos características,tarifas aplicáveis,descontos,cortesias,sistemas de pagamentos utilizados,opções de lazer e demais informações importantes sobre o hotel  e seu funcionamento.
      o importante è ter um conhecimento geral e detalhes de: quantidade de apartamento separados por tipos,o estilo imobiliário,camas e rouparia utilizadas a distribuição dos apartamentos nos andares,a vista e o espaço físico dos apartamentos,a voltagem elétrica, o tipo de ar condicionado e de aquecimento da aguá os aparelhos existentes em cada apartamento, e etc.
      Ter conhecimento dos pontos turísticos da região e a distancia do hotel ate  esses pontos,os horários de visitação e demais detalhes.               


                   ATENDIMENTO DE SOLICITAÇÃO DE RESERVAS PELO TELEFONE

      1. Atender ao telefone ao máximo 3 toques
      2. Identificar-se com o nome do hotel setor e nome de quem esta atendendo e Cumprimentar,com bom dia ,boa tarde e boa noite
      3. Solicitar identificação do cliente: nome sobrenome,endereço.telefone, empresa,agencia
      4. Verificar se o cliente participa de algum grupo ou evento
      5. Fazer anotações de apartamentos desejados e o período de hospedagem
      6. Verificar disponibilidade para atender ao pedido
      7. Confirmar se a maneira de escrever o nome esta correto
      8. Verificar se existe  histórico dessa pessoa no sistema de informação do hotel
      9. Conferir dados dos clientes.
      10. Verificar quantidade de pessoas que ficarão no apartamento
      11. Verificar horário de chegada do cliente ao Hotel 
      12. Verificar forma de pagamento.
      13. Verificar se a reserva è garantida ou não
      14. Repetir dados de reserva para o cliente
      15. Agradecer pela preferência,tratando-o pelo nome
      16. Desligar o telefone tao somente depois que o cliente desligar.
               CONFIRMAÇÃO DE RESERVA 
      È a 4º etapa do processo,poderá ser feita na hora ou mais tarde,antes do final do expediente, dependendo da situação,pode confirmar através de: fax, escrita.e-mail ou carta. se não for possível fazer reserva deve oferecer 2º opção e pode ser uma reserva no mesmo hotel,em outra data, em outro Hotel, da mesma rede, da mesma cidade.
                 TIPOS DE RESERVAS 
      reserva condicional,ou tentativa.( Não há garantia da reserva). o HOTEL fixa um hora limite de "check-in" usualmente ate as 18:horas, se o hospede não se apresentar ate esse horário, a reserva não è valida).
      1. reserva garantida.(è paga antecipadamente).ou garante o "no show", se o hospede não se apresentar  na data marcada , HOTEL cobrara o valor correspondente a uma diária, o termo "no show" significa não presentação.
      2. reserva provisoria:( não tem nenhuma garantia,por estar sujeita a alterações e cancelamento. tem uma data limite para a sua confirmação).
      3. reserva em lista de espera.(quando não há disponibilidade na data solicitada,mas existe reservas provisorias e condicionais em  números significativos,existindo a possibilidade de surgir vagas.
      4. o termino  da  lista de espera deve acontecer em tempo hábil caso não haja uma vaga, o cliente pode 
      5. pode conseguir uma acomodação entre outro estabelecimento.      
                 CANCELAMENTO DE RESERVA 
      1. Conferir as informações;
      2. Perguntar o nome da pessoa que esta requisitando o cancelamento.
      3. Fazer o cancelamento.
      4. Emitir um documento que formalize o cancelamento.
      5. Verificar se o cliente deseja fazer reserva para outra data, verificando a disponibilidade do HOTEL.
      6. Se a reserva já havia sido paga è preciso providenciar a devolução do dinheiro.
      7. Perguntar o nome do hóspede.
      8.  Localizar a reserva                                    
             CONTROLE DE RESERVA
      Para evitar erros como superlotação ou "overbooking" ou seja quando são  reservados mais apartamentos  do que o HOTEL dispõe para uma mesma data 
      .Uma forma  de controle è por meio do livro de reservas que è uma especie de agenda, com uma pagina par a cada dia do ano,onde são anotadas as reservas feitas para aquele dia.
              
           PLANO DE RESERVAS   
      È outra forma de fazer controle,onde são registradas todas as reservas do HOTEL para o més correspondente.ex: dias do més e os números dos apartamentos ou os tipos  ou categorias dos apartamentos.
             PARA FINALIZAR 
        Por meio de um programa de computador è possível armazenar os dados da reserva organiza-los e fornecer todas informações sobre as reservas. O programa emite diversos diversos tipos de relatórios que permitem o controle eficiente das reservas como,"CHAT" de reservas,previsão de ocupação,"CHECK-IN", previsto, entre outros. FONTE: www.cpt.com.br
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      Conciergerie e Concierge
      Sabe o que fazem?
                                      www.shutterstock.com

       Bem vou explicar: A palavra Conciergerie vem do francês e significa portaria e Concierge,significa porteiro.

      Esta terminologia é adotada pelos hotéis para estabelecer,este setor especifico do { front office}.
      Primeiramente, vamos a historia
      A raiz do título "concierge",vem do latim, "conserves, significa" camarada escravo", a palavra em si è francesa e significa "guardião das chaves".
      Isto na idade media, e era isso mesmo que faziam.
      Na Europa,os castelos hospedavam seus visitantes, o concierge guardava as chaves dos aposentos do castelo e  e tratava de fornecer tudo o necessário para os hospedes.
      No seculo XX, o advento dos barcos e trens a vapor ajudou a lançar a moderna industria das viagens,então os hospedes dependiam totalmente dos serviços dos concierges para resolverem todas as questões, e por toda a Europa, criaram cargos de concierges. 

      As responsabilidades atribuídas ao cargo de expandiram-se e são notáveis, hoje os concierges oferecem uma ampla gama de serviços em uma variedade de locais,desde corporações até condomínios.

      A essência do concierge è prestar serviços, ele existe para garantir que se obtenha tudo o que necessitam durante sua estadia.
      Originalmente,o concierge, fica atrás do balcão na recepção e os hospedes,podem comparecer pessoalmente ou chamá-lo para solicitações pessoais e pode incluir;
      • Fazer reservas em restaurantes
      • Providenciar ingressos para concertos e teatros
      • Guardar a bagagem ate que o hospede, faça "chek-in",ou" chek-out".
      • Providência um interprete para auxiliar hospede estrangeiro
      • Indicar atrações locais
      • Agendar excursões a pontos turísticos
      • Fazer compras
      • Solicitar carros para visitar pontos turísticos ou para ir para o Aeroporto
      • Tomar todas as providências de viagem,desde a confirmação de voo e escolha de assentos até a obtenção de vistos
      • Substituir por exemplo: escova e pasta de dente que o viajante esqueceu de levar
      • Ajuda a planejar reuniões corporativas, festas ou casamentos no HOTEL.
             CONCIERGE PESSOAIS
      Trabalham em ambientes variados: prédios comerciais ou condomínios de luxo.
      CORPORAÇÕES
      O serviço é oferecido como beneficio para os seus empregados, é uma vantagem para os clientes.
      Lojas De Varejo e Clubes Particulares, também possuem um concierge,e serviços de excursões e transporte idem e fazem trabalho de guias turísticos e consultores de viagem.

      O QUE UM CONCIERGE DEVE SABER



      • Conhecer sua cidade, restaurantes,teatro e etc... são essenciais para se tornar um profissional bem sucedido.
      • OUTRAS HABILIDADES QUE DEVE TER
      • Atitude positiva
      • Habilidades de comunicação
      • Pensamento critico
      • Habilidades administrativas
      • Flexibilidade
      • Realizar tarefas múltiplas
      • Capacidade para falar com qualquer pessoa.
      TECNOLOGIA  A FAVOR DOS PROFISSIONAIS
      Esta impactou o negocio do concierge, como em todos os outros setores,usando um sistema baseado na WEB,os concierges podem agora rastrear a s solicitações dos hospedes  ate serem atendidas e podem fazer reservas ate mesmo antes de um restaurante abrir.
      Em alguns hotéis são implementadas telas ao toque que ate substituem o concierge, eles fornecem informações sobre restaurantes,passeios turísticos pela cidade,compras e serviços, os hospedes podem imprimir para mapas, tíquetes e cupom sem precisar interagir com alguém.
      Virtualmente: os serviços também são oferecidos,por uma determinada taxa, algumas empresas fornecem às corporações acesso a concierges por telefone e -mail 24 horas por dia para seus funcionários e clientes.

      UMA OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

      Nem todos os concierge são reais: usam uniformes e prestam serviços,porem na verdade são empregados contratados de empresas ou e corretores de tíquetes.
      A terceirização economiza benefícios para os hotéis e alguns especialistas do setor afirmam que ela ajuda os hotéis menos luxuosos 2 ou 3 estrelas a prestar serviços que não seriam capazes de bancar de outra forma. embora a terceirização nem sempre atende aos melhores interesses dos hospedes.
      Solicitações que  concierge não aceita;
      se for ilegal.
      se for anti-ética.
      De resto, eles fazem de tudo o que lhe pedirem para fazer.

      CONCLUSÃO

       Um par de chaves na lapela de um concierge è o simbolo de LES CLEFS D'OR ,a organização INTERNACIONAL  dos concierges de Hotel profissionais.
      Para entrar nesta organização, os pretendentes devem ter no minimo 5 anos de experiência no setor hoteleiro e serem patrocinados por dois membros atuais, e ainda passar por um analise rigorosa da DIRETORIA. o processo de inscrição è tao rigoroso que a organização possui apenas{ 450} membros nos Estados Unidos. 
      FONTE: hoteleirossemfroteiras















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